Projetos de habitação de acordo com as necessidades de cada cliente!
Contacte-nos e vamos tornar os seus sonhos, realidade.
As paredes ou painéis de madeira interiores podem ser encontrados tanto em instalações residenciais como comerciais. Estas superfícies podem ser facilmente limpas e até lavadas – isto não causa qualquer dano à superfície. As paredes de madeira são normalmente envernizadas, de modo a que a humidade não possa atingir a madeira e danificá-la. Ao limpar as paredes de madeira, estará na verdade a limpar o verniz, e não a madeira em si. Antes da limpeza certifique-se de que não existem rachadelas, batidas ou outros tipos de danos, pois nesses casos podem ser necessárias medidas adicionais.
Sabe como e com o que cobrir as superfícies de madeira, que cuidados são necessários e qual é o método mais útil?
A solução de revestir a parede com uma superfície de madeira é uma boa escolha, mas a madeira natural pode ficar cada vez menos atraente e estética com o passar do tempo, por isso é necessário garantir o revestimento adequado da mesma. Existem várias formas de cobrir paredes de madeira.
Ó óleo é uma escolha popular para proteger a madeira de perigos externos. Pisos internos, placas de terraço e superfícies de parede de madeira podem se tratadas com óleo. Algumas pessoas são céticas em relação ao óleo porque se lembram dos velhos tempos, mas é necessário esquecer-se o passado e olhar mais de perto para os óleos modernos, os quais são disponibilizados numa ampla gama de cores e ajudam a manter a imagem natural das superfícies de madeira.
Nós recomendamos que quem pretende manter um visual acolhedor, natural e próximo da natureza, opte por revestir as paredes de madeira com óleo.
O envernizamento de superfícies da madeira é atrativo, pois não oferece apenas boa resistência a fatores externos, como óleo, mas também fornece proteção adicional contra arranhões. No entanto, o verniz altera ligeiramente o aspeto natural da madeira. Vernizes de madeira ecológicos de elevada qualidade permitem manter as superfícies de madeira tão naturais quanto possível, e ao mesmo tempo oferecem a oportunidade de experimentar: mais brilho, tons mais brilhantes, e o mais importante – uma excelente proteção.
Nós recomendamos envernizar as superfícies de maior risco, como as paredes de madeira do quarto das crianças ou corredores.
Se a aplicação de cera foi considerada complicada e estranha durante algum tempo, isso hoje está a mudar. Encerar tornou-se um processo simples e descomplicado, que faz lembrar bastante a pintura. A cera líquida é aplicada a uma superfície de madeira com um rolo – e é só isso. Nenhum equipamento especial caro e nenhum trabalho duro é necessário. O mais importante durante o enceramento é distribuir a cera de forma uniforme. É comum pensar-se que as superfícies enceradas são brilhantes, mas agora é possível criar superfícies mate ou semi-mate. Recomenda-se encerar as superfícies de madeira que deseja recuperar e fazer com que pareçam novas.
As superfícies expostas são um símbolo de naturalidade, mas requerem muito mais atenção e apresentam uma vida útil mais curta. Uma superfície de madeira sem revestimento não é uma boa escolha para piso, mas é ótima para revestimos de parede ou elementos decorativos. O efeito da superfície natural, sem revestimento, também é mantido pelo óleo natural, que preenche os poros da madeira e aumenta a sua resistência à sujidade sem alterar a aparência. Vejamos mais a fundo como limpar paredes de madeira.
Se as suas paredes de madeira apresentarem marcas visíveis, poeiras ou impressões digitais gordurosas, pode limpá-las em 4 etapas simples.
Para remover o pó e a sujidade, utilize um plano macio ou um aspirador de pó com uma escova. O interior das tábuas de madeira tem maior probabilidade de ficar coberto de pó se estiverem em locais onde as janelas estão constantemente abertas e o pó é soprador de fora. A limpeza regular do pó pode reduzir a necessidade de lavar as tábuas com maior frequência.
Quando for necessário utilizar produtos de limpeza, evite solventes e soluções de base forte. Se o verniz para madeira estiver rachado ou descascado, limpe-o com cuidado, pois a humidade pode entrar pela superfície e deixar manchas na madeira. Não recomendamos a limpeza de madeira virgem, pois isto deixará impressões digitais, manchas de gordura e humidade. A limpeza só piora a situação. Pode lubrificar regularmente as placas de madeira com fluido de polimento ou óleo para evitar que estas sequem.
Os produtos de limpeza para placas de madeira devem ser testados primeiro. Se um determinado produto parece ter funcionado, então pode utilizá-lo em todas as paredes. Porém, em qualquer situação, utilize pequenas quantidades e despeje sobre um pano limpo ou esponja, não diretamente sobre a superfície. Comece a limpar pela parte inferior para evitar derrames nas linhas. De seguida, lave a superfície e limpe imediatamente com um pano limpo. Sabão de óleo também é uma boa maneira de limpar paredes de madeira, mas manchas mais difíceis de limpar podem exigir álcool mineral. Bata levemente nas manchas das tábuas de madeira com álcool algumas vezes e espere que sequem.
Para evitar o escurecimento ou o aparecimento de linhas, remova o fluido de limpeza de imediato. Ao limpar ou esfregar para secar, limpe ao longo das ranhuras da madeira para evitar o desenvolvimento de linhas. O fluido de polimento nem sempre é necessário na limpeza de paredes de madeira em casa ou em locais comerciais, pois o verniz cobre e protege a madeira.
Pode fazer o seu próprio sabão de óleo caseiro misturando óleo vegetal com um solvente fraco e diluindo a mistura com água. Ao esfregar as tábuas de madeira com esta mistura e depois ao secar com um pano seco, criará um brilho limpo e transparente. Pode-se usar um líquido de polimento para aumentar a oleosidade da madeira, mas o resultado não será percetível se tiver sido aplicado juntamente com uma camada de verniz extremamente brilhante ou densa.
Uma regra básica ao limpar paredes de madeira é simplesmente olhar para elas e tomar a decisão com base naquilo que vê. Paredes que tendem a acumular sujidade com frequência, como paredes de cozinha ou dos espaços onde as crianças brincam, devem ser limpas com mais frequência. Pontanto, limpar as paredes de madeira uma ou duas vezes por mês seria o ideal.
Com a nossa vida agitada, tendemos a ignorar e a esquecer esta limpeza. Mas a verdade é que limpar as paredes com frequência é uma ótima forma de evitar a acumulação de sujidade e pó.
Projetos de habitação de acordo com as necessidades de cada cliente!
Contacte-nos e vamos tornar os seus sonhos, realidade.