Projetos de habitação de acordo com as necessidades de cada cliente!
Contacte-nos e vamos tornar os seus sonhos, realidade.
Ainda que a maioria das casas de madeira atuais sejam um pouco diferentes das casas que podem ser usadas todo o ano, a questão de isolar uma casa de madeira ainda é discutida muitas vezes.
Se, no caso de uma casa residencial, estivermos a considerar qual o método de isolamento a escolher quando se está a construir uma casa de madeira de verão, em primeiro lugar, devemos perguntar se vale a pena investir nesse processo.
O telhado é a parte do edifício que protege a casa de influências externas, como a chuva, calor, frio e garante um microclima aconchegante no seu interior. No entanto, estas influências externas têm um impacto significativo nas condições do telhado.
Mudanças climáticas severas podem afetar as partes estruturais do telhado.
Um telhado sem vigilância ou com fugas causa, muitas vezes, grandes perdas de calor. Como resultado cerca de 30% do calor é desperdiçado através de um telhado com pouca manutenção. Juntamente com calor, o edifício também perde o seu aconchego e conforto.
Por essa razão é extremamente importante encontrar uma forma de reduzir as perdas de calor através do telhado, ao isolar esta parte da casa adequadamente.
De acordo com a prática, o isolamento de telhado faz sentido quando o segundo andar da casa é usado para viver. Se o telhado for usado como um simples sótão, é recomendado ter atenção não ao telhado, mas ao isolamento de tetos.
Como o ar quente sobe, é especialmente importante isolar e garantir que não há rachas pequenas através das quais o calor sair.
O material de isolamento mais comum é a lã mineral. Ao usar a lã mineral para isolar casas de madeira, os consumidores reduzem o consumo de energia. Ao escolher materiais de isolamento que vão ao encontro dos standards ecológicos e de sustentabilidade consegue-se um benefício duplo para o ambiente, pois estes materiais usam menos energia e não utilizam substâncias perigosas.
O grupo da lã mineral inclui tanto a lã de vidro como a lã de rocha. A principal diferença entre estes produtos é o material em cru e a tecnologia de produção.
Na Maestro Casas usamos a lã de rocha para o isolamento de telhados, pois descobrimos que era opção mais adequada para estruturas de madeira.
Outro material popular para o isolamento de telhados é a espuma de poliuretano, na qual o preço depende da densidade do material. Se estiver a considerar um isolamento de alta qualidade, recomendamos considerar o uso de placas de espuma com bordas fresadas. Estas têm juntas excelentes e por isso vão ajudar a assegurar o isolamento térmico.
O isolamento do teto não é diferente do isolamento do piso. A única diferença é que as bordas do piso são usadas para cobrir a casa em vez de madeira. O isolante escolhido é colocado entre as vigas do teto e rodeado por um fundo de vapor e um hidro isolante de cima. Depois a estrutura é coberta com tábuas e uma placa de gesso, esta será a base do segundo andar.
É aqui que não deve tentar poupar. O telhado serve proteger a casa em condições particularmente difíceis; é afetado por chuva, neve e mudanças de temperaturas, por isso quando escolher um material de isolamento, pense na qualidade em primeiro lugar e só depois no custo.
Oferecemos opções de telhados com estanho, telhas ou cobertura betuminosa. O telhado escolhido não afeta o processo de isolamento, exceto com ligeiras diferenças no passo final de fixar a cobertura.
Não há diferenças essenciais em como isolar um telhado inclinado – independentemente do clima isolamos o telhado em si ou o teto. A espessura mínima para o isolamento térmico do teto será o mesmo do que no caso de existir inclinação. Na estrutura o isolamento do teto direito, tal como no inclinado, será colocado entre as estruturas de madeira.
Em resumo – colocamos todas as camadas necessárias e gretas de ar para que a lã de rocha possa respirar e não acumular humidade.
Artigos relacionados:
Projetos de habitação de acordo com as necessidades de cada cliente!
Contacte-nos e vamos tornar os seus sonhos, realidade.