São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Produção de energia

A leitura do texto levará você a: 6 minutos

Produção de energia na sua casa de madeira – Tudo o que tem que saber

Não consegue ter eletricidade ou gás na sua casa de madeira ou quer ser mais ecológico? Ajudamos a encontrar as melhores opções de produção de energia para a sua casa.

Talvez o seu plano seja usar apenas gás e água, ou talvez também queira gerar a sua própria energia. Se quer manter as coisas simples, um sistema básico de recolha de água e lenha é tudo o que precisa para manter a casa quente e tratar da comida. 

No entanto, muitas pessoas estão à procura de combinações mais sofisticadas para as suas casas isoladas, por forma a conseguirem viver de forma semelhante a quem tem uma ligação elétrica, mas sem as contas para pagar.

Os métodos de produção de energia sustentável são as formas mais populares de dar energia a uma casa isolada, por isso vamos ver as melhores alternativas para produzir a sua própria energia para a sua casa de madeira.

1. Produção de energia com energia solar

A energia solar é a fonte de energia renovável com o maior crescimento e uma excelente opção para gerar energia para uma casa isolada. 

Aproveitando a energia do sol, os painéis solares podem fornecer muita energia, a qual depois é armazenada em baterias e convertida em eletricidade que pode ser usada na sua casa. 

Pode combinar painéis de energia solar com outras tecnologias de energias renováveis, como bombas de calor e turbinas eólicas. Estas tecnologias funcionam bem em conjunto, pois, por exemplo, os painéis solares podem ser instalados para ajudar as fornecer energia às bombas de calor, ou vários destes sistemas podem alimentar um armazenamento térmico. 

Pontos positivos da energia solar:

  • Fonte de energia de confiança
  • Redução das contas a pagar
  • Poucos custos de manutenção
  • Em alguns casos, recebe pagamentos pela produção de energia extra que produz

Pontos negativos da energia solar:

  • Os painéis precisam de luz solar direta

Saiba mais sobre os melhores mini painéis solares & kits aqui: https://tinyhousehugeideas.com/solar-panel-kits/

produção de energia

2. Turbinas eólicas pessoais

As turbinas eólicas são usadas para captar a energia do vento e gerar eletricidade. Elas podem produzir eletricidade cerca de 90% do tempo. São outra excelente opção de produção de energia.

Quer esteja a viver numa zona rural e não tenha acesso à rede elétrica ou esteja a viver nos subúrbios e pretenda reduzir as despesas, as turbinas eólicas pessoais são uma excelente opção. Embora a produção de energia através de painéis solares seja ainda a opção mais frequente, o poder do vento é excelente para quem vive em zonas com vento constante. 

Tudo o que necessita é algum conhecimento, algum terreno e uma bateria de alta tensão. Por cerca de 700 euros, pode comprar uma turbina eólica de tamanho médio que pode corresponder às suas necessidades.

Pontos positivos das turbinas eólicas:

  • Fonte de energia limpa e renovável
  • Custos de manutenção e de operação reduzidos
  • Armazena a energia para um dia calmo
  • Bom uso do espaço

Pontos negativos das turbinas eólicas:

  • Necessita de vento para funcionar
  • Pode ser barulhento e inestético
produção de energia

3. Micro-Hidro Eletricidade

Seja de um pequeno riacho ou de um rio maior, um pequeno sistema de hidro eletricidade, também conhecido por energia hidroelétrica ou por sistemas hídricos, pode produzir toda a eletricidade necessária para uma casa média. 

Se tem água corrente próxima da sua casa, vale a pena olhar para a opção da micro-hidro eletricidade, enquanto opção de produção de energia.

Esta montagem necessita de uma turbina, uma bomba ou uma roda de égua para converter a energia da água corrente em energia rotacional e depois em eletricidade.

Pontos positivos da micro-hidro eletricidade:

  • Custo efetivo – Um sistema hidroelétrico pode gerar mais eletricidade do que precisa para os equipamentos elétricos e a iluminação da casa – por isso pode usar o excesso para o aquecimento da casa e da água. 
  • Eficiente e confiável – É um sistema de produção de energia sustentável 24 horas por dia, muitas vezes gerando toda a eletricidade que necessita e ainda mais. 
  • Só precisa de um pequeno riacho para gerar eletricidade
  • Corta a sua pegada de carbono

Pontos negativos da micro-hidro eletricidade:

  • Precisa de ter determinadas condições no seu terreno
  • A quantidade de energia gerada vai flutuar com as estações do ano

Está a considerar um projeto hidroelétrico para produção de energia? O custo do sistema e a sua produtividade são discutidos neste artigo: https://www.renewablesfirst.co.uk/hydropower/hydropower-learning-centre/how-much-do-hydropower-systems-cost-to-build/

produção de energia

4. Soluções não-renováveis

A opção ideal e mais ecológica para usar na sua casa isolada são as energias renováveis, no entanto se isso não for possível pode usar um gerador de energia. 

Os geradores portáveis apresentam todos os tamanhos e formas, desde os comerciais e maiores aos mais pequenos e simples, aos fáceis de transportar. Como a maioria das pessoas não precisam dos maiores geradores, acabam por optar pelos geradores mais pequenos e com menor voltagem.  

A maioria dos geradores funcionam com gasolina ou gás propano, o que significa que que precisa de ter um fornecedor por perto. 

A forma mais comum de produção de energia portátil são os geradores a gasóleo. Estes têm várias desvantagens: os fumos são poluentes, os geradores são barulhentos e o armazenamento dos combustíveis representa um risco.

É pouco provável alguém ecológico queira usar o gasóleo como forma principal de produção de energia. No entanto, em algumas situações pode ser a forma mais barata de ir ao encontro de uma pequena necessidade (depois das energias renováveis) e poderá representar um backup de emergência de confiança para quem vive isolado ou para quem tem uma casa de madeira que não é a sua casa principal.

Pontos positivos da energia não renovável: 

  • Barata e fácil de montar e começar a usar
  • Produz uma fonte de energia consistente

Pontos negativos da energia não renovável:

  • Fonte de energia não renovável
  • Impactos ambientais

Veja alguns dos geradores portáteis pequenos aqui: https://generatorgrid.com/small/

alternatyvi energija

5. Aquecimento solar – Energia passiva & ativa

A energia solar passiva refere-se a desenvolver uma casa para recolher o calor do sol. Recolha passiva significa ter sombras naturais para refrescar uma casa (como árvores, toldos ou guarda-sóis)

produção de energia

Como o termo “passivo” indica, isto é algo que não exige qualquer manutenção ou reparação. No entanto, um erro comum no aquecimento passivo surge quando as sombras não são consideradas. Quando o arrefecimento natural não é considerado, as casas podem sobreaquecer no verão e a energia necessária para arrefecer a casa nega qualquer ganho no aquecimento feito no inverno. 

A conceção adequada de aquecimento solar juntamente com o isolamento pode oferecer ganhos de 50% de energia, quando comparados com casas sem esses cuidados.

6. Biomassa-aquecimento

Biomassa é qualquer forma de desperdício de madeira que pode ser queimado para gerar calor. O termo abrange toras, resíduos de madeira, aparas de madeira e paletes se madeira. Ainda que seja necessária energia para processar e transportar estes produtos, ela é baixa em carbono, desde que a madeira seja replantada. Sim – é totalmente seguro ter uma lareira numa casa de madeira! A lareira não oferece apenas aconchego, mas também uma fonte de calor efetiva. 

O sistema de paletes é popular para instalações domésticas, pois o combustível alimenta automaticamente a caldeira. Por isso, tudo o que precisa de fazer é reabastecer a tremonha de vez em quando. 

As paletes produzem muito pouco lixo, por isso não precisa de ser esvaziado com frequência.

produção de energia
Em casas altamente isoladas, um fogão a lenha pode ser suficiente para um ambiente interior confortável

Os aparelhos de toras normalmente requerem um armazenamento de calor (acumulador) – então a caldeira acende por um curto período e aquece um grande tanque de água isolado, do qual o calor é retirado conforme necessário.

Algumas caldeiras de biomassa podem ser usadas em zonas sem fumaça – desde que se beneficiem do certificado de isenção apropriado. Como regra, as caldeiras de pellets de madeira são semelhantes em capital e custos operacionais às bombas de calor de fonte de ar.

produção de energia

Para poupar dinheiro e reduzir a sua pegada de carbono, o primeiro passo é investir na escolha do melhor isolamento melhorar a vedação de ar da sua casa e instalar ventiladores de recuperação de energia, em vez de pagar por um gerador de energia próprio, pois assim conserva melhor a energia pela qual já pagou em vez de aumentar o seu fornecimento de energia. 

Construir uma casa isolada pode oferecer uma grande liberdade, tanto financeira como de todas as restrições que viver numa comunidade representam. Já não terá quebras de eletricidade durante uma tempestade, já não terá aumentos de tarifas inesperados. 

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×