São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Melhores dicas de segurança de casa de madeira

A leitura do texto levará você a: 4 minutos

Uma habitação de madeira representa um tipo de construção confortável, bonita e aconchegante. Mas tal como acontece como qualquer tipo de moradia, é essencial pensar na segurança de casa de madeira. Neste artigo reunimos um conjunto de dicas que vão contribuir para tornar a sua casa mais segura.

Desde o recurso à natureza, até à adoção de equipamentos e tecnologias altamente avançadas, as nossas sugestões são diversificadas e podem ser aplicadas de forma individual ou em conjunto.

Aumentar a segurança de casa de madeira com o recurso a plantas e arbustos defensivos

Uma das melhores formas de aumentar a proteção da sua casa de madeira é o recurso à natureza. E isto faz todo o sentido, afinal de contas, muitas vezes quem opta por viver numa residência construída em madeira procura uma forma de vida mais natural e em comunhão com o meio envolvente.

Pode plantar plantas e arbustos espinhosos, densos e pontiagudos em locais estratégicos ao redor da sua casa. Desta forma, estará a criar uma barreira capaz de deter ou abrandar qualquer intruso, sem ter que abdicar de viver com a paisagem natural.

Alguns arbustos ornamentais são conhecidos por apresentarem espinhos particularmente afiados ou mesmo folhagem repleta de espinhos. Este tipo de planta, quando colocada de forma cuidadosa, permite adicionar uma faixa extra de proteção a uma habitação, sem ser necessário recorrer a materiais mais agressivos e inestéticos, como arame farpado ou cercas de segurança.

A lista de plantas e de arbustos que pode utilizar é extensa, mas reunimos algumas sugestões:

  • Bérberis;
  • Agave;
  • Cacto Barril;
  • Espinheiro negro;
  • Buganvília;
  • Cacto Cholla;
  • Ruibarbo gigante.Blog photo 2021-04-05 PT 1

Note que estes são apenas alguns exemplos. Existem dezenas de espécies de plantas e de arbustos que pode utilizar para ajudar a proteger o perímetro em redor de sua habitação de madeira.

Tecnologia: alarmes, câmaras e iluminação com sensores

Em algumas circunstâncias, o recurso à natureza não é suficiente para assegurar a segurança de casa de madeira. Especialmente, se a sua residência fica num local bastante isolado, ou numa área em que existe bastante criminalidade, pode ser pertinente adotar sistemas tecnológicos de segurança.

Vamos analisar algumas das opções existentes e quais as vantagens associadas:

Aumente a segurança de casa de madeira com uma iluminação envolvente

O espaço envolvente à habitação deve ter uma boa iluminação. A melhor opção é a iluminação com sensor de presença.

As vantagens são várias: a iluminação apenas se acende face à presença de pessoas ou animais, não produzindo poluição luminosa desnecessária e não afetando por isso o descanso dos moradores. E é claro: a luz é inimiga dos invasores. Quando o sensor se ativa, informa da presença de visitas indesejáveis.

É importante colocar alguns focos em locais altos e fora do alcance, para evitar que as lâmpadas sejam desativadas por invasores mais experientes. Também pode espalhar diversas lâmpadas com sensor de iluminação ao longo do terreno, caso este seja extenso. Utilize sistemas que funcionem através de energia solar. A manutenção é mais simples e o planeta agradece.

Câmaras de segurança e alarmes

Os sistemas de segurança doméstica tradicionais, compostos por alarmas e câmaras de segurança também podem ser úteis, se sentir a necessidade de adotar medidas adicionais para elevar o nível de segurança da habitação.

Em termos da instalação de alarmes, as opções mais comuns incluem:

  • Colocar sensores de movimentos nas áreas externas da casa. Se tiver optado por plantar arbustos e plantas de proteção, deve colocar os sensores nas áreas que acredita serem mais expostas.
  • Instalar alarmes nas janelas e portas.

Já as câmaras de segurança devem ser colocadas junto das entradas. Se existe um portão que dá acesso à sua propriedade, esse é o primeiro local onde deve colocar uma câmara de segurança. Depois, faz todo o sentido adicionar câmaras junto de todas as portas da habitação.

Blog photo 2021-04-05 PT 2

Finalmente, pode adicionar mais algumas câmaras em locais estratégicos do terreno, por forma a cobrir tanta área quanto possível.

As melhores fechaduras para aumentar a segurança de casa de madeira

A preocupação relativamente à segurança também deve focar-se na qualidade das fechaduras utilizadas nas portas. Em vez de optar por uma fechadura simples, deve escolher uma fechadura de segurança compatível com a sua porta.

Mesmo que a sua habitação tenha portas de madeira, existem no mercado soluções adequadas, que contribuem de forma assinalável para aumentar o nível de segurança. Este tipo de fechaduras muitas vezes tem sistema anti broca e pode ser ajustado conforme a espessura da porta.

Utilize o senso comum

Finalmente, a nossa última recomendação não podia ser mais simples: utilize o senso comum. Muitas vezes são as nossas próprias ações que aumentam o risco a que estamos expostos. Alguns princípios simples são:

  • Evite deixar objetos de valor à vista de quem passa no exterior
  • Não deixe portas ou janelas abertas desnecessariamente
  • Não exponha a localização da sua casa na Internet

Tem sugestões adicionais relativamente à segurança de casa de madeira?

Gostamos sempre de conhecer a opinião e as sugestões dos nossos utilizadores. Conhece mais dicas de segurança que gostaria de partilhar? Deixe-nos o seu comentário.

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×