São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Manutenção de casas de madeira

A leitura do texto levará você a: 6 minutos

Manutenção de casas de madeira: O guia definitivo

Uma casa de madeira não é apenas um investimento fantástico, mas também é um espaço versátil que pode ser usufruído por toda a família. As casas de madeira são um local perfeito para trabalhar, relaxar e ter excelentes momentos de lazer. Uma casa de madeira bem construção e mantida pode durar décadas.

Depois da instalação, uma questão regular que os nossos clientes nos colocam é sobre o que precisam de fazer em termos de cuidados e manutenção de casas de madeira. Os nossos serviços envolvem o planeamento e a construção de casas de madeira, mas recomendemos sempre, de um ponto de vista profissional, o cuidado e a manutenção regular da sua casa de madeira. 

Embora os detalhes de um plano de manutenção dependam de várias fatores, como o design da casa de madeira, a localização e aspetos ambientais (como a quantidade anual de chuva), é essencial estabelecer uma rotina de manutenção, a qual irá ajudar a proteger a sua casa de madeira de danos provocados por raios UV, água da chuva, insetos e infiltração de ar. Este guia de suporte faculta informação sobre as diferentes áreas da manutenção das casas de madeira.

manutenção de casas de madeira

Com que regularidade deve ser feita a manutenção de casas de madeira?

É necessário fazer a verificação e a manutenção anual da sua casa de madeira. Adicionalmente, é recomendado que trate e retoque a habitação a cada três anos, por forma a manter o exterior bem cuidado. Ao manter a manutenção em dia será mais fácil e barato proteger a sua casa de madeira de danos.

Como fazer a manutenção de casas de madeira?

Primeiro passo: Fazer a inspeção

É importante ter uma abordagem proactiva e procurar inspecionar os vários elementos da casa de madeira ao longo do ano, pois alguns danos podem passar despercebidos. Ao fazer a manutenção de casas de madeira deve ter especial atenção relativamente às juntas em redor das portas e das janelas, e também a possíveis brechas visíveis entre o teto e as fundações. Estas são as áreas que podem ser mais afetadas ao longo do tempo. Minimizar os níveis de humidade dentro e em redor da casa irá ajudar a mantê-lo protegida. 

Ao inspecionar o telhado, procure telhas danificadas ou soltas, calhas entupidas ou com brechas, ou vigas expostas. Preste muita atenção à chaminé – veja se o tubo de fumo está danificado, ou se existem falhas na chaminé, ou mesmo entre a chaminé e o telhado. 

Ao inspecionar as paredes, tente encontrar falhas na calafetagem, rachaduras na madeira, nós danificados, sinais de humidade, mofo ou bolor, manchas desbotadas ou pingos provenientes das calhas.

Finalmente, ao inspecionar o terreno em redor da casa certifique-se que as plantas e os vasos estão a pelo menos 60 cm de distância das paredes de madeira e que os decks não apresentam erosão ou áreas soltas. Verifique também se os sistemas de drenagem não apresentam sinais de água estagnada.

manutenção de casas de madeira

Segundo passo: Lavagem/Limpeza (Anualmente)

Lavar o interior e o exterior da sua casa de madeira é uma excelente oportunidade, não só para inspecionar as áreas que geralmente não consegue ver, mas também para remover qualquer sujeira ao nível da superfície, como poeira, mofo, pólen, fezes de pássaros e depósitos de insetos (por exemplo, teias de aranhas, ovos, etc…)

Para a manutenção exterior da sua casa de madeira, a melhor técnica que recomendamos é a lavagem com um detergente neutro e com uma escova de cerdas macia. Certifique-se de misturar o detergente com água morna (não fervendo) na proporção de 50:50.

Terceiro passo: Aplicação de velatura (A cada três anos)

Aconselhamos vivamente todos os donos de casas de madeira a tratar das suas casas assim que as mesmas forem construídas. O processo de decomposição da madeira (e de eventual apodrecimento) envolve três elementos: calor, humidade e ar. Ao tratar a sua casa de madeira estará a protegê-la da humidade, interrompendo assim o processo de deterioração da madeira. 

Existem diversos tratamentos de longo prazo que pode escolher, dependendo do seu gosto pessoal e do seu orçamento. As opções incluem: tratamentos à base de água e de óleo e ambos apresentam vantagens e desvantagens. Nós preferimos tratamentos à base de água; são mais amigáveis para o meio ambiente, são mais flexíveis e as suas cores normalmente levam mais tempo até desbotar.

Por favor note que, tal como em todos os tratamentos, é muito importante garantir que a velatura apenas é aplicada em madeira que está completamente seca. Em alguns casos, precisará de limpar a sua casa de madeira antes de aplicar o produto. Isto pode ser feito utilizando um pano húmida ou lixando a área antes de aplicar um nova camada. Com proteção UV de longa duração, forte ação repelente de água e poderosos fungicidas, estes produtos concebidos para proteger a madeira irão manter a sua casa bem mantida e com bom aspeto durante mais tempo. 

A primeira aplicação de velatura normalmente dura dois anos. Após a primeira aplicação, a velatura pode durar até três anos, dependendo de quantas demãos forem aplicadas e da qualidade do produto utilizado.

Normalmente, qualquer parte da sua casa de madeira que estiver mais exposta à luz solar direta (ou seja, voltada para sul), terá que ser protegida com velatura de forma mais regular.

Avaliando a condição da velatura da sua casa de madeira:

  • Se estiver a usar uma velatura à base de latex, quando o acabamento fica fosco e desbotado, então é hora de aplicar uma nova camada de produto.
  • Se usar velatura à base de óleo, olhe para os nós na madeira, se estes ficarem amarelos, então é hora de aplicar uma nova camada de produto.

Dica rápida: Não tem a certeza de quando deve reaplicar o tratamento? Borrife água na superfície exterior da sua casa de madeira, incluindo nos cantos e na borda das tábuas. Se as gotas de água caírem e “escorregarem” pela superfície, então o tratamento ainda está a funcionar. Pode verificar novamente no espaço de seis meses. Pelo contrário, se a água penetrar na madeira, então será necessário aplicar uma nova camada.

Assim que finalizar o processo de aplicação de velatura, precisará de esperar mais dois ou três dias até que a seque, antes de selar.

manutenção de casas de madeira

Quarto passo: Selar (Anualmente)

Deve também usar um selante flexível que se encaixa entre as juntas das tábuas para garantir a vedação de elementos externos (como danos causados pela chuva, neve e granizo), enquanto elimina a perda de calor e infiltração de ar. A aplicação mais comum deste tipo de selante na manutenção de casas de madeira é para vedar brechas e rachaduras na madeira. Isto impedirá que a água se acumule e entre na casa e também que os insetos façam ninho.

Quinto passo: Controlo de pragas

A madeira sempre foi vulnerável a insetos. Limpeza regular, preenchimento de brechas, fumigação, são ações normalmente suficientes quando se trata da manutenção de rotina. Assim, conseguirá evitar que as pragas entrem na sua casa de madeira.

Manutenção geral (Anualmente)

Limpar as calhas e controlar e monitorizar o fluxo e o escoamento da água são pontos fundamentais para a manutenção da sua casa de madeira. As tábuas da sua casa podem ficar escuras rapidamente devido aos pingos de água, o que pode provocar a decomposição da madeira, infestação e muitos outros problemas dispendiosos. Poderá notar este problema ao limpar a sua casa, caso algumas áreas fiquem mais escuras do que outras. 

É importante verificar que as calhas estão livres de obstáculos, como folhas e outros detritos. Ao fazê-lo, irá evitar que as calhas transbordem. Em seguida, verifique também se os pontos de saída de água levam o escoamento para um local adequado, longe da habitação.

Ao fazer a sua inspeção semestral, se notar de brechas junto às janelas ou portas, a melhor reparação é utilizar espuma expansível. Se as brechas forem grandes, irá perceber que o ar frio está a entrar em casa. Mas brechas menores podem ser mais difíceis de encontrar.

manutenção de casas de madeira

A verificação e manutenção de casas de madeira deve ser feita de forma regular. Isto não só irá garantir que a sua casa de madeira dura toda a vida, mas também ajudará a reduzir qualquer trabalho de restauração carro que possa surgir como resultado de negligências.

Se tem alguma questão ou pergunta sobre as casas de madeira que fazemos, por favor verifique o nosso catálogo e contacte-nos para mais informações.

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×