São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Isolamento de piso

A leitura do texto levará você a: 3 minutos

Isolamento de piso: Melhores formas de isolar o piso em uma casa madeira

Todos os proprietários de casa querem assegurar o máximo de conforto e um microclima doméstico económico. Um isolamento de paredes e telhado adequado tem sido sempre o foco, mas cada vez há mais proprietários que se apercebem de falhas no isolamento térmico das suas casas e que estão a optar pelo isolamento de piso. O isolamento do piso acrescenta mais conforto, aconchego à casa e mais importante de tudo, ajuda a economizar. 

Podemos dizer que o chão frio é um dos principais problemas das casas de madeira e que raramente se consegue resolver com tapetes ou carpetes. 

Os revestimentos mais frequentemente usados e económicos são a lã de rocha e espuma de poliéster. 

Isolar o piso ajuda a manter um clima interior ideal e é uma garantia contra problemas indesejados:

  • humidade;
  • o aparecimento e desenvolvimento de bolor;
  • a presença de micro-organismos e fungos que afetam negativamente a saúde das pessoas que vivem na casa;
  • altos consumos de energia para o aquecimento e arrefecimento da casa;

Formas de isolamento de piso para uma casa de madeira

Isolamento com espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano é um material particularmente inovador e que se usa cada vez mais para isolamento. 

Não se destaca apenas pelo facto de combinar o isolamento térmico, à prova de água e acústico, mas também por ser homogêneo, por isso não precisa de vedantes adicionais. O material tem uma adesão excelente à camada isolante e a sua densidade assegura a resistência a cargas. 

Também é importante notar que, comparado com a mesma quantidade de material usado para isolamento, o poliuretano vai alcançar um isolamento térmico muito mais elevado. Quando se decide usar poliuretano é, muitas vezes, aplicado um spray diretamente no piso, impedindo assim a penetração de ar frio no piso, caso o mesmo não se encontrar completamente selado. 

No entanto, se não estivermos a falar de uma casa nova, cujo piso está revestido com barras de madeira ou outro material antigo, recomendamos a remoção do mesmo antes de aplicar o spray de poliuretano. Quando se usa este material para o isolamento do piso é importante ter atenção ao facto de a camada de isolamento repousar sobre as paredes pelo menos 10 – 15 cm, evitando assim as “pontes frias” que muitas vezes surgem no isolamento do piso.

Isolamento de piso

Isolamento com lã de rocha

Outra opção para o isolamento do piso é a lã de rocha. O isolamento de lã de rocha tem excelentes características de isolamento térmico, baixa condutividade térmica e registo de baixa higroscopicidade. 

A lã de rocha absorve muito pouca humidade do ar. Por exemplo, com uma humidade relativa de 90%, a lã de rocha absorve apenas 0.004% do volume do material. Na prática isto é insignificante. Também é classificado como classe A1 (classificação de inflamabilidade) porque não arde, não forma fumo espesso e partículas inflamáveis. 

O isolamento do piso com lã de rocha deve ser feito numa base relativamente suave e seca. As bordas da lã de rocha vão se adaptar na perfeição e preencher superfícies irregulares. 

As bordas da lã de rocha são dobradas, para que sejam coladas com firmeza e as pontas longas não se sobreponham. A impermeabilização é aplicada em toda a superfície. Depois de aplicar a camada impermeabilizante, pode aplicar uma camada de nivelamento de pelo menos 40 milímetros de espessura e finalmente instalar a cobertura do piso.

Isolamento de piso

Os materiais de isolamento são usados não apenas para manter a temperatura ótima, mas também para o isolamento sonoro. Uma parede de casa bem isolada vai oferecer uma atmosfera ótima onde o conforto reina.

Mais guias de isolamentos de casas:

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×