São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Isolamento de paredes

A leitura do texto levará você a: 5 minutos

Isolamento de paredes numa casa de madeira: O que precisa de saber

A madeira retém bem o calor, promovendo um microclima interior favorável e tem um design encantador. No entanto, em alguns casos, as propriedades isolantes do material não são suficientes, por isso é necessário isolar a casa.

As paredes são responsáveis por cerca de 20% da perda de calor numa casa. O isolamento de paredes exteriores permite reter e acumular calor. Ao usar isolantes sobre uma casa de madeira vai limitar a entrada de ar frio no inverno e aumentar a performance térmica do edifício. Além disso, também vai aumentar a performance acústica e a temperatura ambiente no verão.

Formas de isolar uma casa de madeira

Ainda que existam muitas formas de isolar uma casa de madeira, a mais comum e popular é a espuma de poliéster. Quando isola uma casa de verão com este método é muito simples, especialmente quando os painéis de poliéster são diretamente fixados na madeira. Ainda que este método esteja a ganhar popularidade devido à sua simplicidade, de acordo com os especialistas, não é uma opção que vá garantir a qualidade mais elevada de isolamento devido a hermeticidade do material. 

Devido à sua qualidade excecional, o poliuretano é um material com procura para o isolamento de casas. É conhecido pela alta elasticidade, que é importante para o isolamento térmico. 

O isolamento com lã de rocha pode ser outra opção, com uma qualidade superior ao método da espuma de poliéster. No entanto, é importante ter em conta que ao usar este método é necessária uma camada de polietileno para ajudar a absorver o vapor da água que é prejudicial para as paredes. 

Independentemente do método de isolamento que escolher, é importante ter atenção ao coeficiente de transferência de calor U e resistência térmica R. O critério da transferência de calor vai permitir avaliar o isolamento térmico ou a quantidade de calor que pode penetrar através do material de isolamento. Quanto mais baixo for o valor de U, menos calor vai penetrar. Olhando para o coeficiente da resistência térmica, quanto maior for a resistência, mais quente será a partição.

Isolamento de paredes

Dicas para isolamento de paredes em casas de madeira

Antes de começar o isolamento de uma parede, deve-se avaliar que isolar paredes de casas de madeira não será barato nem rápido e que o resultado desse processo vai depender da qualidade dos materiais usados no isolamento. 

Dependendo das especificações de cada casa, podem ser importantes alguma coisas para o processo de isolamento de uma casa. Talvez o aspeto mais importante a considerar, antes de isolar as paredes, é se a casa já está construída e se já assentou há alguns anos. 

Neste caso, é muito provável que a cola de poliéster, espuma ou outro material sejam danificados se a casa for isolada imediatamente após a sua construção. De acordo com a prática, as paredes de uma casa de madeira geralmente representam 2-3% do peso da casa, então isto dever ser tido em conta quando se faz um trabalho de isolamento. Por exemplo, se a parede de uma casa tem 4.5 m de altura, a sua altura vai descer cerca de 10 cm para assentar. Por esta razão, quando constrói uma casa nova, é recomendado esperar que assente, mas se tal não for possível, é necessário consultar um perito em isolamento. 

Outra questão importante sobre isolamento de paredes de casa de madeira é que é recomendado fazer todos os trabalhos de isolamentos possíveis no lado exterior da casa, pois o isolamento interior não é muito prático. Por forma a isolar o interior das paredes de uma casa que já foi construída é, muitas vezes, necessário desmantelar o piso e se o trabalho não for feito com atenção ao detalhe, esse processo também cria um excelente meio para roedores e bolor. Isolar uma casa desta forma também reduz a temperatura nas suas paredes – a temperatura das paredes mantem-se estável todo o ano. 

No que diz respeito à escolha do material a ser usado no isolamento, como mencionado acima, há uma grande variedade de materiais disponíveis. No entanto, quando escolhe um material de isolamento, recomendamos que tenha atenção o facto de que o material usado é permeável ao vapor – “respirável”, não abana com o vento, não acumula humidade, assim como é resistente ao crescimento de microrganismos. 

Também tenha atenção ao coeficiente de condutividade térmica – quanto mais baixo for o valor, menor será a quantidade de material de isolamento necessário e a condutividade vai afetar os custos de aquecimento.

Isolamento de paredes

A importância de janelas e portas numa casa bem isolada

Como mencionamos antes, as janelas e portas representam cerca de 25% e por vezes até 30% da perda de calor, por isso quando se está a investir no isolamento da casa é extremamente importante ter cuidado com o isolamento de janelas e portas. 

Provavelmente a opção de isolamento mais popular são as janelas de plástico e portas seladas. No entanto, para manter a autenticidade e estilo de uma casa de madeira, pode aumentar o isolamento térmico de outras formas. 

Se estivermos a falar de janelas de madeira que não estão em boas condições, a opção é mudar os vidros para uns mais espessos. Também não é invulgar que janelas antigas com isolamento térmico fraco mas que mantém a autenticidade da casa sejam equipadas com venezianas, mas neste caso as janelas precisam de estar fechadas.

Outra opção é aplicar uma massa ou um selante nos locais onde o vidro está colocado na moldura da janela e, se necessário, a cola do vidro também pode ser substituída. Desde que a temperatura exterior não seja abaixo de zero, uma fita especial de isolamento também pode ser colada em todo o perímetro da moldura. As fendas visíveis a olho nu podem ser reparadas com algodão ou outro material de aquecimento. 

No que respeita às portas, deve ter atenção especial não apenas à parta da rua, mas também a todas as portas que levam a divisões frias ou corredores. Aqui o principal meio de isolamento pode ser tapar as rachas entre as molduras e as portas. Se encontrar uma situação em que o ar fio entra no quarto através da parte inferior da porta, pode usar uma borracha especial para colocar na parte inferior da porta, que pode ser comprada ou feita de borracha especial. 
Outro ponto importante é uma abordagem integrada ao isolamento. Isolar não apenas as paredes, mas também o piso e o telhado. Se houver um sótão ou cave sem aquecimento na casa, é mais racional dar mais atenção a estas zonas durante o isolamento.

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×