São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Dicas essenciais para construir uma boa pequena casa de madeira

A leitura do texto levará você a: 4 minutos

Vivemos na era do minimalismo, da otimização de recursos. As casas em que vivemos, ou onde passamos férias devem também seguir estes princípios tão em voga. Se está a ponderar construir uma casa de madeira personalizada, existem muitas razões para optar por uma casa pequena.

Por exemplo, uma casa pequena representa menor custo energético e menor necessidade de manutenção. Ao optar por viver numa pequena casa de madeira pode ter a experiência de “viver” plenamente cada metro quadrado da casa. Não acontecerá o que é típico em casas grandes: há divisões que praticamente não utiliza e que só servem para aumentar os custos.

Contudo, como certamente irá descobrir, optar por uma construção pequena pode não ser tão fácil quanto imagina. Não é tão simples quanto pegar numa planta de uma grande e encolhe-la. É preciso pensar e planear de acordo com as dimensões escolhidas.

Neste artigo vamos partilhar algumas dicas sobre os aspetos mais importantes que deve ter em consideração quando planifica a construção de uma pequena casa de madeira.

criando espaço em uma pequena casa de madeira

Pense em três dimensões

Ainda mais do que numa casa de dimensões “normais”, quando começa a planificar a sua pequena casa de madeira deve esforçar-se para pensar em todos os diferentes pontos. Fazer o planeamento do espaço em três dimensões vai ajudar a que tenha uma melhor ideia de como aproveitar o espaço interior.

No trabalho de design pode desde logo pensar em incorporar um pequeno sótão, por exemplo, por forma a aproveitar melhor o espaço que existe em altura.

casa de madeira espaçosa

Aposte numa divisão versátil

Antigamente as divisões das casas tinham finalidades muito específicas: sala de estar, sala de jantar, escritório, e por aí diante. Contudo, nos dias hoje e principalmente quando estamos a conceber uma pequena habitação, não faz sentido pensar em divisões com caraterísticas estanques.

Se vai viver numa casa com poucos metros quadrados, não faz sentido pensar que pode dedicar algumas divisões a finalidades específicas. A sua sala de estar terá que ser escritório e também sala de jantar. É importante apostar em móveis versáteis, mas compactos. Capazes de proporcionar conforto na execução das diferentes tarefas, mas não ocupando demasiado espaço.

Pode parecer difícil, mas a verdade é que irá usufruir muito mais da sua casa de madeira se conseguir enquadrar as diferentes necessidades, no menor espaço possível. Gastará menos tempo em limpeza e manutenção e terá mais tempo para usufruir da sua habitação.

Opte por eletrodomésticos pequenos

Quando se opta por viver numa casa de madeira com dimensões reduzidas deve-se fazer concessões também em relação aos eletrodomésticos escolhidos. Um grande frigorífico duplo de mais de 1000 litros de capacidade irá parecer completamente descontextualizado dentro de uma pequena casa. Além que iria ocupar demasiado espaço útil.

Tente poupar tanto espaço quanto possível, optando por um fogão e por um frigorífico de dimensão mais compacto e prática.

Aposte na arrumação vertical

É comum que não aproveitemos da melhor forma as possibilidade de arrumação vertical, porém se pensarmos no espaço disponível em termos de altura, facilmente podemos concluir que as possibilidades são imensas.

Existem diversos tipos de organizadores verticais que não só adicionam espaço de arrumação muito útil, mas que também podem dar um toque decorativo diferenciado à sua habitação.

casa de madeira espaçosa

A arrumação vertical pode ter várias formas, formatos ou cores. Assim, como pode ter diferentes utilidades. Partilhamos algumas ideias que podem ser úteis e interessantes:

  • Tábuas de madeira com ganchos – Uma excelente solução para pendurar e exibir a sua coleção de canecas;
  • Diversas caixas de madeira penduradas na vertical com cordas – Pinte as caixas da mesma cor, pendure no teto com uma corda grossa e utilize os nós para conferir sustentação. Uma ideia simples e prática que adiciona um toque rústico.
  • Varões metálicos para pendurar sapatos de saltos altos – A sua coleção de sapatos de saltos altos pode ganhar um protagonismo renovado, se colocar um varão metálico na parede, pendurando os sapatos pelos seus saltos. Uma ideia simples, mas muito funcional.
  • Gavetas alinhadas em forma de degraus – Outra solução pouco convencional, mas que possibilita que ganha bastante espaço de arrumação.

Reduza ou remova paredes

Numa casa pequena devemos seguir o princípio de optar por espaços abertos. Ou seja, é preferível reduzir o número de paredes e não cair na tentação de “fechar os diferentes” espaços.

Por exemplo, mesmo que prefira o conceito de cozinha fechada, deve compreender que uma parede a separar a cozinha e a sala pode ter mais desvantagens do que desvantagens, senão vejamos:

  • A parede vai “consumir” metros quatros válidos e preciosos. Se a casa é pequena, todo o espaço interior é importante. Todas as paredes que não são fundamentais devem ser retiradas, por forma a maximizar ao máximo o espaço interior disponível;
  • Maior convívio. Optar por menos paredes vai contribuir para um maior convívio familiar. Mesmo quando está a cozinhar, pode continuar a conversar com quem está na sala;
  • As paredes interiores tornam as casas mais escuras, impedindo que a luz solar alcance certos pontos da sua habitação. Retirar as paredes desnecessárias, também vai tornar a sua casa mais alegre.

Deixe a luz entrar

No seguimento deste último ponto, também queremos reforçar: a luz é um aspeto essencial quando estamos a falar de uma casa de madeira pequena.

casa de madeira

Tenha o cuidado de escolher janelas, ou portas de correr envidraçadas de dimensão generosa e garanta que estes elementos são colocados de forma estratégica, por forma a captarem tanta luz quando possível.

Uma casa de madeira luminosa irá parecer maior do que realmente é, contribuindo para tornar todo o espaço mais agradável.

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×