São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Como criar espaço em pequenas casas de madeira

A leitura do texto levará você a: 4 minutos

Muitas pessoas estão a decidir que podem viver com menos. Com menos objetos, em casas mais pequenas. Neste artigo vamos partilhar algumas ideias destinadas a quem vive em pequenas casas de madeira e quer aproveitar da melhor forma o espaço disponível.

Através das nossas dicas irá perceber como pode conseguir mais espaço de armazenamento, melhor iluminação e claro, uma sensação de mais espaço. Através do nosso artigo não vai conseguir aumentar os metros quadrados da sua habitação, mas vai seguramente conseguir aproveitá-la de melhor forma.

Escolha de móveis para pequenas casas de madeira: Televisão e secretárias de parede

Quando o espaço é limitado é essencial escolher os móveis de forma criteriosa. Móveis volumosos e que ocupem espaços centrais da habitação devem ser evitados.

A televisão deve ser colocada na parede, o que não só vai ajudar a ganhar espaço, mas como tornará mais agradável assistir aos seus programas favoritos. Um suporte de parede permite posicionar a televisão numa ampla gama de ângulos, fazendo com que possa sentar-se em diversos pontos da sua sala.

Contudo, tenha em consideração que deve utilizar um suporte adaptado a paredes de madeira. Felizmente, existem no mercado algumas soluções que possibilitam a instalação em paredes com estrutura de madeira, como é o caso dos suportes Vogel’s WALL 3305 e Vogel’s THIN 505. É importante garantir que segue todas as instruções fornecidas, para evitar danos na sua parede.

Outra boa sugestão para conquistar mais espaço passa por utilizar uma secretária de parede. Se trabalha em casa, quererá ter um espaço de trabalho. Uma secretária de parede é uma excelente solução, que lhe permite ter um espaço de trabalho, sem ter que sacrificar demasiada área útil.

Espaço em pequenas casas de madeira

Pode também optar por uma secretária retráctil, a qual tem a vantagem de apenas surgir quando necessário, permitindo uma utilização do espaço ainda mais versátil.

Utilize espelhos na decoração

O espelho é um dos itens mais milagrosos na decoração de pequenas casas de madeira. Através do posicionamento estratégico de espelhos é possível dar mais profundidade a divisões pequenas, contribuindo também para uma melhor iluminação do espaço.

Adicionalmente, os espelhos podem conferir um toque de maior sofisticação e modernidade, complementando na perfeição decorações rústicas ou campestres.

No momento de instalar os espelhos lembre-se que diferentes formatos de espelhos representam diferentes resultados. Os espelhos colocados verticalmente permitem ampliar a altura, enquanto os espelhos horizontais ampliam a largura.

Quando colocar os espelhos tente seguir estas dicas:

  • Atenção ao reflexo – Ao colocar um espelho deve ter atenção relativamente ao que vai ser refletido. Por exemplo, certamente não irá querer refletir o que se passa na casa de banho. Parece simples, mas por vezes podemos não reparar em detalhe no que surge no reflexo, por isso nada como analisar cuidadosamente, antes de colocar o espelho.
  • Não deixe que os espelhos se tornem uma distração – Colocados em alguns locais, os espelhos podem tornar-se uma verdadeira distração. Não coloque espelhos perto do seu local de trabalho, nem atrás da televisão.
  • Coloque um espelho na entrada – O hall de entrada das habitações é um ótimo local para colocar um espelho, garantindo desde logo uma boa impressão ideal da habitação, logo quando se entra.
  • Evite os excessos – Colocar espelhos em todas as paredes é excessivo e tonará o ambiente menos confortável. Aliás, poderá até dar uma impressão algo caricata, como se estivesse numa feira de diversões.

Iluminação para pequenas casas de madeira

A iluminação acaba por ser um dos principais aspetos de decoração em pequenas casas de madeira. Com as opções certas conseguirá criar efeitos visuais que vão contribuir para uma maior valorização do espaço. Destacamos alguns tipos de iluminações que podem ajudar a criar um ambiente mais harmonizado na sua habitação de madeira:

  • Pendentes – os pendentes ajudam a criar um ambiente mais moderno. Pode optar por uma opção minimalista ou arrojada, conforme a decoração existente.
  • Luminárias – é um conjunto de soluções de iluminação que inclui fitas led, spots e outros elementos.

Elementos mais sofisticados como lustres necessitam de espaços amplos, não sendo por isso indicados para divisões de dimensão mais reduzida.

Peças com diversos propósitos

Por forma a aproveitar melhor o espaço existente tente optar por peças de mobiliários multifuncionais. Hoje em dia existe um sem fim de possibilidades, como camas com armazenamento em baixo, estantes que se transformam em secretárias, sofás que se transformam em cama, entre outras.

Ao escolher este tipo de mobiliário irá necessitar de menos peças e como consequência, estará a aproveitar melhor o espaço existente.

Armazenamento embutido adaptado a pequenas casas de madeira

Finalmente, outro método muito interessante e bastante criativo para fazer render o pouco espaço existente em pequenas casas de madeira foca-se na utilização de áreas de armazenamento embutidas.

Aqui, tudo depende da configuração da casa, mas há diversas opções que são usuais, como a colocação de armários debaixo das escadas, a utilização de bancos corridos, com espaços de armazenamento, ou a colocação de prateleiras na parede onde se encontra a televisão.

casas de madeira Maestro Casas

Gostou das nossas sugestões?

Hoje em dia existe uma verdadeira tendência em relação à escolha de casas mais pequenas e ecológicas. Gostou das nossas ideias? Partilhe as nossas dicas de como melhor aproveitar o espaço em pequenas casas de madeira e inspire outras pessoas a optar por um novo estilo de vida.

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×