São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Casas de madeira ou alvenaria? Como escolher a melhor opção?

A leitura do texto levará você a: 6 minutos
Casas de madeira ou alvenaria

Construir uma casa é para muitas pessoas uma das decisões mais importantes da sua vida e por isso é natural que surjam muitas questões ao longo do processo. Uma das primeiras e mais importantes decisões diz respeito ao método de construção e é aí que surge uma questão que divide tanta gente: casas de madeira ou alvenaria? Qual a melhor opção?

É inegável que o método tradicional de alvenaria continua a ser o mais utilizado em Portugal. Trata-se da prática mais enraizada e na qual existem mais empresas especializadas, pelo que acaba por ser a opção mais comum. Contudo, nos últimos anos são muitas as pessoas que têm optado por métodos alternativos, onde se destaca a construção de casas de madeira personalizadas.

É claro que cada pessoa tem necessidades específicas e que a escolha final deve recair sobre a opção mais vantajosa. Por isso, nada como analisar em detalhe cada uma das opções.


Casa de madeira ou casa de alvenaria, qual é mais rápida de construir?

madeira

Uma das principais diferenças entre as casas de madeira e as casas de alvenaria é o tempo necessária pra construir cada um delas.

A habitação em madeira geralmente é entregue entre 2 a 3 semanas após a encomenda. Posteriormente, a instalação demora entre 3 a 4 dias. Isto significa que em alguns casos é possível ter a casa de madeira instalada no terreno em menos de um mês. Um espaço de tempo completamente impossível de ser alcançado ao construir-se uma casa através do método tradicional. 

Ainda assim, não sendo tão otimistas, podemos quantificar entre 2 a 3 meses, como o prazo de construção mais típico para uma casa de madeira.

Já no que diz respeito à construção em alvenaria, o prazo mais otimista ronda os 6 meses, mas em Portugal é mais comum que demore entre 10 a 12 meses. Por esta razão, a maior parte dos futuros proprietários conta desde logo com um ano de espera, até ter a sua casa completa.

Em conclusão, podemos retirar destes dados, que construir uma casa de madeira demora geralmente menos de metade do tempo do que demoraria uma construção em tijolo e betão.

Casa de madeira ou casa de alvenaria, qual a mais fácil de aquecer?

Apesar de Portugal não ser dos países mais frios, existe um problema reconhecido relativamente à reduzida eficácia térmica da maioria das habitações no país. Este é um problema sobretudo relativo às construções mais antigas em alvenaria. Nos últimos anos e face aos novos requisitos legais relativamente à construção e à eficiência térmica das habitações, esta questão já não se sente com o mesmo rigor. Por outro lado, a madeira tem excelentes propriedades térmicas. 

Qual é então o tipo de casa mais fácil de aquecer? A casa de madeira ou a casa em alvenaria? Vamos tentar descobrir. 

A madeira é o material de construção mais isolante a nível térmico (e também acústico). Em termos percentuais, a madeira é 12 vezes mais isolante do que o betão, 350 vezes mais isolante que o aço e 1550 vezes mais isolante do que o alumínio. Estes dados já nos permitem antecipar a resposta à nossa questão.

Para uma habitação com a mesma área, a construção em madeira permite poupanças energéticas de cerca de 30% em relação à construção em alvenaria, um valor bastante relevante. 

Casa de madeira ou casa de alvenaria, custos de construção e de utilização?

Casa de madeira

Antes de tomar uma decisão relativamente à tecnologia de construção escolhida é imprescindível analisar o custo potencial da obra. 

Esse custo será determinado por diversos fatores, sendo os mais relevantes:

  1. Dimensão da obra;
  2. Zona do país (uma vez que a quantidade das empresas de construção disponíveis e o nível de concorrência são determinantes para o valor da mão de obra);
  3. Preço dos materiais escolhidos;
  4. Tecnologia de construção.

Todos estes pontos devem ser tidos em consideração antes de se poder determinar com um grau relativo de precisão qual será o custo estimado de uma obra.

Custo de construção de uma casa em alvenaria

O custo de construção de uma casa em alvenaria em Portugal é bastante influenciado pela zona em que se pretende construir. O preço é geralmente inferior no norte do país e na área metropolitana de Lisboa, onde existem mais empresas, sendo substancialmente superior no sul do país, onde existe menor concorrência e disponibilidade de mão-de-obra.

Atualmente, o intervalo de preço mais comum para construções em alvenaria situa-se entre os 800€-1000€ por metro quadrado, valor ao qual é ainda necessário acrescentar o IVA. 

Custo de construção de uma casa em madeira

O custo de construção de uma casa em madeira é geralmente cerca de 30% inferior ao custo da construção em alvenaria. Contudo, este preço diz respeito às construções de raiz. 

Caso se opte por comprar uma casa em madeira já finalizada e pronta a morar, a poupança é ainda superior.

Vantagens das casas de madeira

A utilização de madeira na construção de habitações é um método ancestral. Segundo evidências arqueológicas já no período Neolítico se utilizavam troncos de árvores para realizar construções rudimentares. Também sabemos que no ano 1000 A.C. eram usados troncos de árvores para a construção dos túmulos dos Reis e que em 700 A.C. existia uma povoação completamente construída com troncos. 

Sendo assim, a primeira vantagem de optar pela construção em madeira é o facto de se tratar de uma forma de construção antiga e tradicional. Mas existem inúmeras outras vantagens de optar por uma casa de madeira:

  • Poupança – O custo de construção é geralmente menor, por isso a poupança é real. Em alguns casos, as casas de madeira podem apresentar um custo 30% inferior ao da construção em alvenaria. 
  • Tempo de construção – A construção de uma casa de madeira pode levar cerca de 90 dias e posteriormente a sua montagem no terreno pode ser feita em apenas uma semana, o que faz com que esta seja uma excelente opção para quem pretende ter uma casa rapidamente. 
  •  Eficiência energética – As propriedades térmicas das casas de madeira são bastante vantajosas, pois permitem aquecê-las de forme eficiente sem demasiado investimento. 
  • Possibilidade de expansão – As casas de madeira são mais versáteis, podendo facilmente ser expandidas.
  • Mais saudável – Além de ser um excelente regulador de humidade e de temperatura, a madeira é um produto não tóxico, que não liberta gases, poeira nem eletricidade estática. Em suma, é a escolha perfeita para quem pretende viver num ambiente mais saudável.
  • Ecologia – A utilização de madeira é o método mais ecológico de construção.

Vantagens das casas de alvenaria

A construção de alvenaria é a mais comum em Portugal. Trata-se de um método de construção no qual são utilizados tijolos, blocos e cimento. A casa de alvenaria é apreciada sobretudo pela sua robustez.

As principais vantagens de construir casas de alvenaria são:

  • Robustez – As casas construídas em alvenaria são muito robustas e oferecem proteção mesmo durante tempestades intensas.
  • Maior disponibilidade de empresas no mercado – A esmagadora maioria das empresas de construção civil foca-se na construção em alvenaria e por essa razão é fácil encontrar mão-de-obra especializada para construir este tipo de casa. 
  • Durabilidade – Desde que a manutenção seja bem realizada, as construções em tijolos podem durar longos períodos de tempo, podendo mesmo manter-se estáveis durante centenas de anos.
  • Flexibilidade de design – Sendo o tipo de construção mais habitual em Portugal é possível encontrar casas de alvenaria com tipo o tipo de arquitetura: clássico, rural, contemporâneo, moderno.

Desvantagens das casas de madeira

Apesar de apresentarem inúmeras vantagens, também podemos apontar alguns pontos menos positivos relativos às casas de madeira.

  • Necessidade de manutenção – A madeira é um produto natural que requer manutenção regular e observação cuidada. 
  • Proteção relativamente a catástrofes naturais – Apesar da elevada resistência, este tipo de casas não oferecem a mesma resistência que as casas de alvenaria perante eventos extremos. Este ponto é particularmente importante em regiões frequentemente dizimadas por cheias, deslizamentos de terras ou furacões. 
  • Ruídos – Algumas construções podem produzir o rangido tão comum da madeira, o que para algumas pessoas pode ser algo incómodo.

Desvantagens das casas de tijolo

alvenaria

Também as construções em alvenaria apresentam algumas desvantagens relativamente a outros métodos de construção.

  • Construção mais demorada – A construção de uma moradia em alvenaria demora no mínimo 6 meses, porém o mais comum é demorar entre 8 meses a 1 ano.
  • Preço mais elevado – O preço de construir uma casa em alvenaria é superior ao preço de construir uma habitação em madeira.
  • Menor flexibilidade – Um dos maiores predicados das construções em madeira é a sua componente modular, que permite ir adaptando a habitação às necessidades dos moradores. Na construção em alvenaria qualquer adição é bastante mais complexa.

Em resumo – vale a pena construir uma casa de madeira ou é melhor optar por uma casa em tijolo?

Como ficou demonstrado ao longo deste artigo, ambos os métodos apresentam as suas vantagens e desvantagens, pelo que não existe uma resposta definitiva e universal para esta questão.

Antes de tomar a sua decisão é importante que avalie todos os pontos: desde o aspeto financeiro, até ao tempo necessário para cada tipo de construção, fatores ecológicos e energéticos e claro, o sempre essencial aspeto do conforto.

O ideal é que o futuro proprietário possa visitar diversas casas, construídas com os dois tipos de tecnologia, por forma a fazer uma melhor avaliação.

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Receba uma chamada gratuita de volta em um horário conveniente para você

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×