São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

6 Formas de tornar a sua casa de madeira numa casa ecológica

A leitura do texto levará você a: 4 minutos

Viver numa casa ecológica significa contribuir para um futuro mais sustentável. Todos conhecemos os graves problemas ambientais do presente e por isso urge mudar estilos de vida e formas de estar. Gradualmente, temos vindo a mudar a forma como compramos os nossos produtos, os veículos estão a tornar-se mais sustentáveis. Mas e as casas em que vivemos?

Optar por viver em habitações mais sustentáveis e ecológicas vai tornar-se algo inevitável no futuro. A indústria da construção encontra-se entre as que mais poluem e por essa razão, todos devemos procurar alternativas mais amigas do ambiente.

Reunimos um conjunto de informações que vão ajudar a que a sua casa de madeira seja ainda mais ecológica.

Ideias e estratégias para transforma a sua casa de madeira numa casa ecológica

Ao ter optado por viver numa casa de madeira está desde logo a contribuir para a proteção do planeta. A madeira utilizada hoje em dia para construir habitações é proveniente de florestas sustentáveis, onde são garantidas as melhores práticas ambientais e de sustentabilidade.

Contudo, a sua casa de madeira pode tornar-se ainda mais ecológica, se seguir as ideias que partilhamos em seguida.

1. Uma casa ecológica precisa de energia solar

Casa de madeira ecológica

Portugal é um dos países da Europa com mais horas de sol. Se optou por viver numa casa de madeira, é provável que habite num terreno com algum espaço disponível e com bastante exposição solar.

Se é esse o caso, então deve considerar realmente investir em painéis solares. Desta forma, passa a poder produzir a sua própria energia, reduzindo a sua fatura elétrica e em simultâneo, aproveitando um recurso natural de grande valor: a energia solar.

2. Comece a reciclar

decoração de casa de madeira Maestro Casas

A reciclagem de materiais é uma excelente ideia que pode adotar muitas formas. Dependendo do seu talento para a execução de trabalhos manuais, pode fazer objetivos decorativos para a sua casa. Assim, garante que a sua casa de madeira ganha um charme único.

Se tiver mais conhecimentos e ferramentas necessárias, pode até apostar em construir os seus próprios móveis com material reciclado. Existem muitos projetos e tutoriais disponíveis na Internet que podem dar uma boa ajuda.

3. Consumo de água na sua casa ecológica

Portugal é um país cada vez mais afetado por secas, por isso reduzir o consumo de água e recorrer a soluções engenhosas para tirar o máximo partido da água disponível também é importante.

No mercado já existem soluções que permitem reutilizar as chamadas águas cinzentas – ou seja, as águas que resultam da utilização de máquinas de lavar louça e roupa, chuveiros, etc. Estas águas podem representar até 80% do consumo diário de uma habitação. As soluções que existem no mercado permitem que as águas cinzentas sejam reaproveitadas para utilização na rega, ou nos WCs de casa.

Existem também diversas formas de captar e aproveitar a água da chuva. Desde as mais comuns que recorrem a tanques, até a formas mais ousadas, que vão desde espelhos de água a pequenas lagoas.

4. Termostatos inteligentes

termostato de casa de madeira Maestro Casas

Através dos termostatos inteligentes é possível controlar a temperatura da habitação a partir de qualquer lugar, através do telemóvel. Contudo, alguns dispositivos vão mais longe e através da sua função de aprendizagem, conseguem determinar quando é que o aquecimento deve estar ligado, por quanto tempo e a que temperatura.

Estes aparelhos permitem fazer uma melhor gestão da utilização dos equipamentos de aquecimento, contribuindo para uma poupança assinalável na fatura de eletricidade.

5. Evitar produtos químicos

Um dos principais requisitos das casas de madeira é a manutenção cuidada e atenta. A madeira deve ser tratada, por forma a garantir problemas relacionados com pragas ou humidade.

Contudo, não é necessário optar por produtos químicos para tratar a madeira. Existem muitos produtos de origem natural que oferecem um excelente grau de proteção à madeira.

Pode até optar por fazer as suas próprias misturas caseiras. Uma solução popular para o tratamento da madeira é a mistura de óleo de linhaça, cera de abelha e terebintina. Mas existem muitas outras opções que pode explorar.

6. Numa casa ecológica escolha marcas ecológicas

Ao fazer as compras para a sua casa, procure optar sempre por produtos de marcas ecológicas. Muitas marcas já adotaram com força a missão de se tornarem mais “verdes” e passaram a utilizar ingredientes ou materiais provenientes de fontes sustentáveis e embalagens recicláveis.

Ao escolher essas marcas está a reconhecer e a apoiar o esforço das empresas que procuram contribuir para um planeta mais saudável.

A sustentabilidade depende de todos nós

Viver numa casa de madeira é desde logo uma opção acertada do ponto de vista ambiental. Contudo, se seguir as nossas sugestões, estará a contribuir ainda mais para reduzir a sua pegada ecológica.

Quer contribuir ainda mais para proteger o nosso planeta? Partilhe este artigo e incentive outras pessoas a optarem por uma casa de madeira e por um modo de vida mais ecológico e sustentável.

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×