Projetos de habitação de acordo com as necessidades de cada cliente!
Contacte-nos e vamos tornar os seus sonhos, realidade.
Não consegue ter eletricidade ou gás na sua casa de madeira ou quer ser mais ecológico? Ajudamos a encontrar as melhores opções de produção de energia para a sua casa.
Talvez o seu plano seja usar apenas gás e água, ou talvez também queira gerar a sua própria energia. Se quer manter as coisas simples, um sistema básico de recolha de água e lenha é tudo o que precisa para manter a casa quente e tratar da comida.
No entanto, muitas pessoas estão à procura de combinações mais sofisticadas para as suas casas isoladas, por forma a conseguirem viver de forma semelhante a quem tem uma ligação elétrica, mas sem as contas para pagar.
Os métodos de produção de energia sustentável são as formas mais populares de dar energia a uma casa isolada, por isso vamos ver as melhores alternativas para produzir a sua própria energia para a sua casa de madeira.
A energia solar é a fonte de energia renovável com o maior crescimento e uma excelente opção para gerar energia para uma casa isolada.
Aproveitando a energia do sol, os painéis solares podem fornecer muita energia, a qual depois é armazenada em baterias e convertida em eletricidade que pode ser usada na sua casa.
Pode combinar painéis de energia solar com outras tecnologias de energias renováveis, como bombas de calor e turbinas eólicas. Estas tecnologias funcionam bem em conjunto, pois, por exemplo, os painéis solares podem ser instalados para ajudar as fornecer energia às bombas de calor, ou vários destes sistemas podem alimentar um armazenamento térmico.
Pontos positivos da energia solar:
Pontos negativos da energia solar:
Saiba mais sobre os melhores mini painéis solares & kits aqui: https://tinyhousehugeideas.com/solar-panel-kits/
As turbinas eólicas são usadas para captar a energia do vento e gerar eletricidade. Elas podem produzir eletricidade cerca de 90% do tempo. São outra excelente opção de produção de energia.
Quer esteja a viver numa zona rural e não tenha acesso à rede elétrica ou esteja a viver nos subúrbios e pretenda reduzir as despesas, as turbinas eólicas pessoais são uma excelente opção. Embora a produção de energia através de painéis solares seja ainda a opção mais frequente, o poder do vento é excelente para quem vive em zonas com vento constante.
Tudo o que necessita é algum conhecimento, algum terreno e uma bateria de alta tensão. Por cerca de 700 euros, pode comprar uma turbina eólica de tamanho médio que pode corresponder às suas necessidades.
Pontos positivos das turbinas eólicas:
Pontos negativos das turbinas eólicas:
Seja de um pequeno riacho ou de um rio maior, um pequeno sistema de hidro eletricidade, também conhecido por energia hidroelétrica ou por sistemas hídricos, pode produzir toda a eletricidade necessária para uma casa média.
Se tem água corrente próxima da sua casa, vale a pena olhar para a opção da micro-hidro eletricidade, enquanto opção de produção de energia.
Esta montagem necessita de uma turbina, uma bomba ou uma roda de égua para converter a energia da água corrente em energia rotacional e depois em eletricidade.
Pontos negativos da micro-hidro eletricidade:
Está a considerar um projeto hidroelétrico para produção de energia? O custo do sistema e a sua produtividade são discutidos neste artigo: https://www.renewablesfirst.co.uk/hydropower/hydropower-learning-centre/how-much-do-hydropower-systems-cost-to-build/
A opção ideal e mais ecológica para usar na sua casa isolada são as energias renováveis, no entanto se isso não for possível pode usar um gerador de energia.
Os geradores portáveis apresentam todos os tamanhos e formas, desde os comerciais e maiores aos mais pequenos e simples, aos fáceis de transportar. Como a maioria das pessoas não precisam dos maiores geradores, acabam por optar pelos geradores mais pequenos e com menor voltagem.
A maioria dos geradores funcionam com gasolina ou gás propano, o que significa que que precisa de ter um fornecedor por perto.
A forma mais comum de produção de energia portátil são os geradores a gasóleo. Estes têm várias desvantagens: os fumos são poluentes, os geradores são barulhentos e o armazenamento dos combustíveis representa um risco.
É pouco provável alguém ecológico queira usar o gasóleo como forma principal de produção de energia. No entanto, em algumas situações pode ser a forma mais barata de ir ao encontro de uma pequena necessidade (depois das energias renováveis) e poderá representar um backup de emergência de confiança para quem vive isolado ou para quem tem uma casa de madeira que não é a sua casa principal.
Pontos positivos da energia não renovável:
Pontos negativos da energia não renovável:
Veja alguns dos geradores portáteis pequenos aqui: https://generatorgrid.com/small/
A energia solar passiva refere-se a desenvolver uma casa para recolher o calor do sol. Recolha passiva significa ter sombras naturais para refrescar uma casa (como árvores, toldos ou guarda-sóis)
Como o termo “passivo” indica, isto é algo que não exige qualquer manutenção ou reparação. No entanto, um erro comum no aquecimento passivo surge quando as sombras não são consideradas. Quando o arrefecimento natural não é considerado, as casas podem sobreaquecer no verão e a energia necessária para arrefecer a casa nega qualquer ganho no aquecimento feito no inverno.
A conceção adequada de aquecimento solar juntamente com o isolamento pode oferecer ganhos de 50% de energia, quando comparados com casas sem esses cuidados.
Biomassa é qualquer forma de desperdício de madeira que pode ser queimado para gerar calor. O termo abrange toras, resíduos de madeira, aparas de madeira e paletes se madeira. Ainda que seja necessária energia para processar e transportar estes produtos, ela é baixa em carbono, desde que a madeira seja replantada. Sim – é totalmente seguro ter uma lareira numa casa de madeira! A lareira não oferece apenas aconchego, mas também uma fonte de calor efetiva.
O sistema de paletes é popular para instalações domésticas, pois o combustível alimenta automaticamente a caldeira. Por isso, tudo o que precisa de fazer é reabastecer a tremonha de vez em quando.
As paletes produzem muito pouco lixo, por isso não precisa de ser esvaziado com frequência.
Em casas altamente isoladas, um fogão a lenha pode ser suficiente para um ambiente interior confortável
Os aparelhos de toras normalmente requerem um armazenamento de calor (acumulador) - então a caldeira acende por um curto período e aquece um grande tanque de água isolado, do qual o calor é retirado conforme necessário.
Algumas caldeiras de biomassa podem ser usadas em zonas sem fumaça - desde que se beneficiem do certificado de isenção apropriado. Como regra, as caldeiras de pellets de madeira são semelhantes em capital e custos operacionais às bombas de calor de fonte de ar.
Para poupar dinheiro e reduzir a sua pegada de carbono, o primeiro passo é investir na escolha do melhor isolamento melhorar a vedação de ar da sua casa e instalar ventiladores de recuperação de energia, em vez de pagar por um gerador de energia próprio, pois assim conserva melhor a energia pela qual já pagou em vez de aumentar o seu fornecimento de energia.
Construir uma casa isolada pode oferecer uma grande liberdade, tanto financeira como de todas as restrições que viver numa comunidade representam. Já não terá quebras de eletricidade durante uma tempestade, já não terá aumentos de tarifas inesperados.
Projetos de habitação de acordo com as necessidades de cada cliente!
Contacte-nos e vamos tornar os seus sonhos, realidade.