A casa de madeira (também designada por "produto") tem uma garantia de cinco anos. A reparação ou a substituição do produto durante o período de garantia não prolonga o período de garantia e não constitui uma nova garantia com um período extra. A garantia para objetos substituídos ou reparados durante o período de garantia (quando a substituição ou reparação é considerada como eliminação de defeitos) termina no mesmo dia que a garantia do produto. Caso as normas legais obrigatórias prevejam outras condições de garantia, estas aplicar-se-ão.
1. Condições gerais da garantia
1.1. O Produto deve ser comprado ao fabricante ou a um distribuidor autorizado pelo fabricante (adiante designado por Vendedor). O utilizador final do Produto (também designado por Comprador) deve ter comprado a propriedade do Produto antes de a garantia ser concedida.
1.2. O comprador deve certificar-se de que o produto é utilizado para a finalidade a que se destina e que é adequado para a construção e funcionamento no local previsto.
1.3. O período de garantia começa a ser contabilizado a partir da data de transferência da construção por parte do Vendedor para o Comprador (quando a construção foi realizada por contrato) ou a partir do dia da conclusão da construção (quando a construção foi realizada pelo método misto). Quando a instalação do Produto e outros trabalhos não são realizados pelos construtores do Vendedor, nesse caso a garantia começa a partir do momento da entrega do Produto ao Comprador ou do momento da assinatura do documento (conhecimento do envio) que confirma o contrato de transporte de carga, ou do momento da assinatura do ato de aceitação/entrega do Produto.
1.4. A garantia só é válida se o Comprador tiver seguido rigorosamente as instruções de instalação no momento de instalação do Produto. O Vendedor deve ser previamente informado de todas as alterações ao projeto do Produto que sejam efetuadas após o momento da aceitação/entrega do Produto.
1.5. Um possível defeito na conceção do Produto ou um defeito e/ou um elemento em falta, cujo âmbito não se enquadre na Cláusula 2 da presente Garantia do Produto, é considerado um evento de garantia.
1.6. O Comprador deve notificar o Vendedor do incumprimento dos requisitos de qualidade do produto imediatamente, mas o mais tardar no prazo de dois meses a contar da data de descoberta do incumprimento.
1.7. Ao apresentar uma reclamação ao Vendedor com relação a um evento de garantia, o Comprador deve apresentar uma ou mais fotografias que mostrem o defeito do Produto, uma descrição do defeito do Produto, o nome do projeto do Produto e o número de série fornecido pelo UID (identificador único) do Produto (o número é especificado nas instruções de instalação e noutros documentos do Produto).
1.8. O âmbito da responsabilidade do Vendedor durante o período de garantia está limitado apenas ao elemento do Produto com defeito, que deve ser removido nas condições previstas na garantia do Produto. O Comprador e o Vendedor acordam na eliminação do defeito do Produto o mais rapidamente possível.
1.9. O Vendedor não será responsável por quaisquer danos acidentais ou consequentes que não sejam imputáveis ao Vendedor. Em caso de dúvida, o Vendedor reserva-se o direito de investigar o incidente durante mais de 14 dias e, se assim o entender, recorrer a peritos para determinar se o Produto foi instalado de acordo com as instruções de instalação fornecidas e se existem circunstâncias previstas na Cláusula 2 da presente Garantia do Produto que não se apliquem à garantia, e informar imediatamente o Comprador.
1.10. Os elementos do Produto substituído tornam-se propriedade do Vendedor.
2. Exclusão da garantia
Esta garantia não se aplica em casos de:
2.1. Danos causados por armazenamento inadequado do Produto após a entrega do Produto ao comprador (devido à influência das condições atmosféricas, por estar em contacto com o solo ou em salas aquecidas) e/ou danos causados durante o transporte e instalação do Produto. Os danos ocorridos durante o transporte (se o Produto tiver sido entregue na residência do comprador ou noutro endereço), que podem ser determinados antes da receção da mercadoria (ou seja, antes de descarregar o veículo), são registados tirando uma ou mais fotografias, que são transferidas para o vendedor.
2.2. Pequenos danos de transporte nos elementos do Produto que não afetem a funcionalidade destes elementos, se for possível restaurar o aspeto visual adequado (por exemplo, colando um canto de madeira partido).
2.3. Para erros cometidos durante a instalação do Produto, quando o trabalho de instalação é efetuado pelo Comprador, se:
1. as instruções de instalação não foram seguidas durante a instalação do Produto;
2. ao instalar o Produto, não foram consideradas as condições climatéricas (vento forte, neve, gelo ou chuva) que poderiam danificar o Produto;
3. a distância entre o limite superior da fundação do produto ou o primeiro elemento de parede é inferior a 40 mm;
4. o limite exterior da fila da parede inferior do produto é instalado a uma distância não superior a 5 mm do bordo exterior das fundações;
5. a moldura inferior do produto não é lisa e/ou quadrada;
6. não está instalada uma barreira resistente à humidade entre a fundação e a estrutura do Produto;
7. no prazo de 14 dias após a instalação, todo o produto, incluindo portas e janelas, de acordo com as instruções de armazenamento e utilização do produto, que deveria ser tratado com um produto de proteção da madeira em ambos os lados (para que não mudem de cor, não se dobrem e não se expandam, não se moldem e não apodreçam), não foi realmente alvo desse tratamento. Ao escolher as medidas de proteção da madeira, deve consultar um especialista e/ou um vendedor-consultor de tintas. Realçamos que a impregnação não é um meio suficiente de proteção da madeira;
8. para garantir a durabilidade do produto, caso este não tenha sido adequadamente protegido das intempéries, por exemplo, através de tiras de cobertura e de fixação, âncoras, vigas de proteção contra tempestades ou outros meios, mesmo que os acessórios indicados não estejam incluídos no kit da casa de madeira;
9. situações em que objetos estranhos foram fixados à parede do Produto, o que não permite que o Produto seque, encolha, assente ou expanda normalmente, seguindo as instruções de armazenamento e utilização do produto;
10. no momento da instalação dos painéis de cobertura, não foi previsto um espaço de dilatação de 1-2 mm;
11. ao instalar o Produto, o material de cobertura inferior não foi instalado (se estiver incluído no kit da casa de madeira).
2.4. Devido a alterações ao Produto iniciadas pelo Comprador, que podem afetar tanto a montagem parcial como a total e o funcionamento do Produto.
2.5. Para a madeira, enquanto material natural:
1. para a dilatação da madeira, a contração (5% da largura e da espessura), as diferenças de cor, a rotação e a flexão dos elementos, sem que tal interfira com a instalação e a utilização do produto;
2. ramificações nos elementos do Produto que não prejudiquem a sua estabilidade;
3. para áreas não aplainadas do Produto, fissuras e outros danos menores, se estes defeitos ficarem ocultos sob o acabamento final após a instalação (por exemplo, ao virar as tábuas ou ao aplicar a cobertura do telhado);
4. para tábuas saudáveis e tábuas pretos que não tenham caído - estão disponíveis nos elementos de construção do Produto;
5. para pequenas fissuras ou fendas formadas na madeira (devido à secagem), que não penetraram nos elementos e não interferem com a estabilidade da estrutura do Produto;
6. para bolsas nos elementos do produto;
7. para elementos de madeira ligados com cavilhas.
2.6. Para danos relacionados com o desgaste normal do Produto (por exemplo, sinais de desgaste nas tábuas do chão ou nas soleiras das portas).
2.7. Para elementos de vidro, unidades de vidro, danificados mecanicamente pelo comprador, partidos, termicamente ou devido a diferença de pressão.
2.8. Para fenómenos físicos normais (como a condensação de humidade devido a uma maior diferença entre as temperaturas interior e exterior e a humidade excessiva. Esta situação afeta normalmente as janelas ou os cantos do Produto (podem aparecer manchas ou bolor). Isto só pode ser evitado através da utilização de sistemas de aquecimento e ventilação).
2.9. Danos relacionados com fatores imprevistos (como vandalismo, inundação, tempestade ou tornado).
2.10. Para elementos do Produto instalados num ambiente inadequado para o Produto (humidade excessiva, diferenças de temperatura, etc.). Por exemplo, as portas de madeira não foram concebidas para espaços húmidos (como casas de banho ou saunas). A sua utilização num ambiente húmido pode provocar uma dobragem ou expansão excessiva, o que pode comprometer a sua funcionalidade.
2.11. Danos causados por uma utilização descuidada do Produto (por exemplo, uma porta de entrada que pode ser aberta pelo vento ou por uma tempestade e bater contra a parede do Produto. Isto pode provocar a quebra das dobradiças ou fissuras na madeira. Para o evitar, o Vendedor recomenda a utilização de fechos ou suportes (não incluídos)).
2.12. Madeira retrátil para juntas de madeira não pintadas.
3. O comprador perde o direito à garantia nos seguintes casos
3.1. Os artigos defeituosos já foram instalados ou pintados, embora o defeito na(s) peça(s) do Produto pudesse ter sido detetado antes do trabalho de instalação.
3.2. O Comprador fornece ao Vendedor dados incorretos ou insuficientes sobre o Produto ou o evento de garantia ou não fornece documentos que confirmem a compra do Produto.