São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Qual é o preço de casas de madeira – será que estas casas valem a pena?

A leitura do texto levará você a: 7 minutos
preço de casas de madeira

Quando alguém opta por construir casas de madeira são muitos os pontos que irão ter influência no preço. O preço de casas de madeira depende de diversos fatores: área, número de andares, material escolhido, complexidade da arquitetura, e muito mais. Daí ser tão importante determinar antecipadamente todos os detalhes do projeto.

Em termos do tempo necessário para a construção, um dos aspetos mais vantajosos de optar por este tipo de casa, tudo depende de qual será a finalidade da habitação. Caso seja uma construção destinada a segunda habitação, para férias ou estadias temporárias, a construção pode ser feita em apenas 4 semanas. Se for uma construção para residência permanente, então uma casa de madeira pode levar cerca de 2 meses a construir.  

Que tipos de casas de madeira existem?

Vigas

Podemos separar as casas de madeira em dois tipos: casas de madeira para férias (sobretudo para utilizar durante o verão) e casas de madeira para habitação permanente. Os dois tipos de habitações podem ser construídos com recurso a diversas madeiras, como o pinho e o abeto.

Depois de escolher o tipo de madeira, importa saber que as vigas usadas podem ter diversos diâmetros, dependendo de qual a finalidade da construção. Para escolher a sua futura casa de madeira é importante conhecer as diferenças entre os principais tipos de vigas utilizados na construção: vigas em madeira maciça, vigas em madeira lamelada, vigas em folha laminada e vigas isoladas. 

Vigas em madeira maciça

Trata-se da solução mais usual na maioria das construções em que a madeira é o elemento primário. Este tipo de vigas são utilizadas desde há séculos, tendo perdido alguma popularidade com a massificação da utilização do aço e do betão.

Atualmente, assistimos ao retorno à utilização das vigas em madeira maciça, não apenas em projetos de construção de novas habitações em madeira, mas também para a recuperação de ruínas e de património degradado. 

Vigas em madeira lamelada

As vigas em madeira lamelada não são mais do que vigas de madeira coladas. São um produto mais avançado do ponto tecnológico. Normalmente são fabricadas com pinho nórdico, oriundo de bosques sustentáveis.

Este tipo de vigas são constituídas por diversas lâminas de madeira que são coladas umas às outras. O corte pode ser realizado de acordo com as especificações pretendidas. Para a colagem pode ser usada cola de melanina (a qual possui uma tonalidade clara) ou cola de resorcina (que apresenta um tom escuro).

Este tipo de material é indicado para a construção de estruturas de dimensão considerável. É extremamente versátil do ponto de vista arquitetónico e devido à sua grande resistência permite executar estruturas com grandes vãos, que não poderiam ser suportados por outros tipos de madeira. É um tipo de madeira que resulta bem para a construção tanto de casas de verão, como de casas para habitação permanente.

Vigas em folha laminada

As vigas laminadas ou vigas laminares são construídas com lâminas de madeira com 40 mm de espessura e são preenchidas com um material isolante. 

Trata-se também de um material com elevada resistência, também passível de ser utilizado em estruturas com elevados requisitos de carga. As vigas laminadas são normalmente utilizadas em áreas mais expostas aos elementos. 

Vigas isoladas

As vigas isoladas apresentam uma espessura entre 50 a 200 mm. Quando utilizadas nas paredes de uma casa de madeira, destinada a habitação permanente, requerem uma preocupação adicional relativamente ao isolamento. Caso a casa seja destinada apenas a utilização para férias durante o verão, então essa preocupação é dispensada.

Casas de madeira para férias de verão

Uma vez que o isolamento não é tão importante, a paredes das casas de madeira destinadas a serem ocupadas apenas durante o verão podem ter qualquer tipo de espessura. Tratando-se Portugal de um país particularmente quente, pode optar por uma espessura inferior.

É de salientar que a espessura das paredes, além de terem um grande impacto relativamente ao desempenho térmico da casa, também constituem um fator que afeta de forma relevante o custo da mesma. Por isso, convém pensar bem em qual será a utilização que dará à habitação.

Na Maestro Casas pode optar por casas com paredes de 20, 28, 34, 44 e 68 mm de espessura. 

Casas de madeira para utilização durante todo o ano

Também pode optar por ter uma casa de madeira para utilizar durante todo o ano. Basta optar por paredes mais espessas e por um isolamento adequado. Normalmente, o isolamento utilizado consiste em lã mineral, fibra celulósica ou espuma de poliuretano. 

Se pensar que as casas de madeira são extremamente populares no norte da Europa, onde o clima é substancialmente mais frio do que em Portugal, facilmente perceberá como é possível utilizar este tipo de habitações durante todo o ano. 

Preço das casas de madeira

Preço das casas de madeira

O preço das casas de madeira pode ser bastante diversificado. Como já vimos, as construções destinadas a serem utilizadas apenas durante o verão são bastante mais baratas, já que a construção é mais simples. 

Como preços de referência, podemos dar o exemplo de algumas das habitações vendidas na Maestro Casas. Uma pequena casa de 20 metros quadrados destinada a férias pode ser comprada por menos de 4000 euros.

Já uma construção de dimensão mais significativa, com aproximadamente 100 metros quadrados e o isolamento necessário para servir como habitação permanente pode ter um custo de cerca de 40 mil euros, o que ainda assim é substancialmente inferior ao preço que uma casa de dimensão similar teria caso fosse construída utilizando outras metodologias. 

As casas construídas com vigas madeira são mais caras do que as outras casas?

O preço de construir uma casa de madeira é quase sempre substancialmente inferior ao preço necessário para construir utilizando outras tecnologias. Contudo, o que faz com que este tipo de construção se destaque realmente é a velocidade de construção.

É possível ter uma casa para férias totalmente construída em menos de um mês e uma casa para habitação permanente construída em cerca de dois meses. 

Isto significa que um comprador pode começar rapidamente a viver na sua nova casa, sem ter que suportar prolongadamente os custos de viver noutra habitação. O preço de construção das casas de madeira já inclui divisões, janelas e portas interiores e exteriores, pelo que esta solução representa realmente uma casa pronta a morar. 

Se compararmos os preços deste método de construção com outras metodologias, como o recurso às estruturas em madeira (método conhecido como “timber frame”), chegaremos à conclusão que a construção com recurso às vigas é quase sempre mais acessível. 

Já se comparamos o custo de uma casa de vigas de madeira com o custo de uma casa construída em alvenaria, a diferença é ainda maior. A casa de madeira é geralmente cerca de 30% mais barata do que a casa construída com tijolos. 

Preço estimado de uma casa de madeira

Quanto alguém revela interesse em construir uma habitação, seja de que tipo for, a primeira questão envolve quase sempre o preço. Por isso é que a pesquisa “casa de madeira preço” é tão popular.

Contudo, não é simples dar uma resposta direta a esta questão, já que o preço depende de diversos fatores. Mas para tornar mais fácil a perceção de quanto pode custar a construção de uma casa deste tipo partilhamos abaixo um exemplo do preço estimado de uma casa de madeira de 100 metros quadrados, ao longo das várias etapas de construção. Vamos ter em conta as seguintes fases:

  • Fundações;
  • Elaboração de estruturas no terreno;
  • Trabalhos adicionais de construção;
  • Acabamentos interiores.

O nosso exemplo não irá incluir os custos de arranjos exteriores, tais como vedações e jardins. Também não será incluído qualquer valor referente ao mobiliário, já que normalmente estes itens não são incluídos neste tipo de obra.

Fundações

Apesar de não ser fácil apontar um preço específico para o trabalho de fundações de uma casa de madeira em Portugal, tendo como base a média de valores praticados podemos apontar uma estimativa de entre 8 a 10 mil euros.

O preço final depende do tipo de terreno e do número de empresas especializadas neste tipo de trabalho existentes na região.

Elaboração de estruturas no terreno

Desde a compra da casa até ao início dos trabalhos no terreno normalmente demora entre 1 a dois meses. O trabalho de construção das estruturas não deverá levar mais do que uma semana e consiste em: construção das paredes, teto, sótão (se aplicável) e telhado, aplicação das janelas e portas exteriores, proteção da madeira exterior. 

Pode contar com cerca de 50 mil euros para esta fase do trabalho.

Trabalhos adicionais de construção

Nesta etapa a casa já está mais próxima da sua versão final, mas ainda requer alguns trabalhos de alguma complexidade: isolamento térmico do piso e teto, isolamento acústico dos pisos e paredes, construção das divisões, instalação elétrica e aquecimento.

Esta fase deverá ter um custo de aproximadamente 15 mil euros. 

Preço de casas de madeira chave na mão

Casas de madeira para férias de verão

Para finalizar a construção da sua casa são necessários os derradeiros trabalhos. Esta fase final normalmente inclui aspetos como:

  • Acabamentos da cozinha;
  • Acabamentos da casa de banho;
  • Instalação de escadas interiores;
  • Instalação de portas internas;
  • Montagem da instalação elétrica.

Estes trabalhos podem ficar em mais 10 mil euros para uma área de 100 metros quadrados. Contudo, este preço depende bastante do grau de personalização pretendido. 

Vantagens e desvantagens das casas de madeira

Tal como acontece com qualquer tipo de construção, também as casas de madeira apresentam as suas vantagens e desvantagens. As principais vantagens das casas de madeira são:

  • Rapidez de construção;
  • Ecologia;
  • Eficiência energética;
  • Ambiente interior mais saudável.

Por outro lado, entre as principais desvantagens das casas de madeira, podemos referir:

  • Escassez de mão-de-obra especializada;
  • O custo da madeira;
  • Necessidade de manutenção regular.

Agora que conhece melhor o preço das casas de madeira e tudo o que a sua construção envolve ficou a pensar em avançar para a construção de uma casa deste tipo?

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Receba uma chamada gratuita de volta em um horário conveniente para você

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×