São possíveis modificações em todos os projetos! Saber Mais →

Isolamento de telhado

A leitura do texto levará você a: 4 minutos

Isolamento de telhado: Descubra porque é importante

Ainda que a maioria das casas de madeira atuais sejam um pouco diferentes das casas que podem ser usadas todo o ano, a questão de isolar uma casa de madeira ainda é discutida muitas vezes. 

Se, no caso de uma casa residencial, estivermos a considerar qual o método de isolamento a escolher quando se está a construir uma casa de madeira de verão, em primeiro lugar, devemos perguntar se vale a pena investir nesse processo.

Qual é a importância do isolamento de telhado?

O telhado é a parte do edifício que protege a casa de influências externas, como a chuva, calor, frio e garante um microclima aconchegante no seu interior. No entanto, estas influências externas têm um impacto significativo nas condições do telhado. 

O telhado passa por mudança climáticas severas, que afetam as suas partes estruturais. 

Um telhado sem vigilância ou com fugas causa, muitas vezes, grandes perdas de calor. Como resultado cerca de 30% do calor é desperdiçado através de um telhado com pouca manutenção. Juntamente com calor, o edifício também perde o seu aconchego e conforto. 

Por essa razão é extremamente importante encontrar uma forma de reduzir as perdas de calor através do telhado, ao isolar esta parte da casa adequadamente.

Isolamento de telhado

Que materiais são usados para isolar o telhado?

De acordo com a prática, o isolamento de telhado faz sentido quando o segundo andar da casa é usado para viver. Se o telhado for usado como um simples sótão, é recomendado ter atenção não ao telhado, mas ao isolamento de tetos. 

Como o ar quente sobe, é especialmente importante isolar e garantir que não há rachas pequenas através das quais o calor sair. 

Lã de rocha é o método mais comum de isolamento de telhado

O material de isolamento mais comum é a lã mineral. Ao usar a lã mineral para isolar casas de madeira, os consumidores reduzem o consumo de energia. Ao escolher materiais de isolamento que vão ao encontro dos standards ecológicos e de sustentabilidade consegue-se um benefício duplo para o ambiente, pois estes materiais usam menos energia e não utilizam substâncias perigosas. 

O grupo da lã mineral inclui tanto a lã de vidro como a lã de rocha. A principal diferença entre estes produtos é o material em cru e a tecnologia de produção. 

Na Maestro Casas usamos a lã de rocha para o isolamento de telhados, pois descobrimos que era opção mais adequada para estruturas de madeira.

  • Vantagens – solução de isolamento comum entre designers e construtores, material não inflamável, ampla gama especializada e aplicação fácil. 
  • Desvantagens – alto custo do trabalho de isolamento, requisitos elevados para os construtores, parâmetros de impermeabilidade reduzidos, mesmo com o menor grau de desvio de tecnologia

Outro material popular para o isolamento de telhados é a espuma de poliuretano, na qual o preço depende da densidade do material. Se estiver a considerar um isolamento de alta qualidade, recomendamos considerar o uso de placas de espuma com bordas fresadas. Estas têm juntas excelentes e por isso vão ajudar a assegurar o isolamento térmico.  

  • Vantagens – tecnologia de isolamento com juntas perfeitas, uma camada quase duas vezes mais fina do que a lã de rocha é suficiente para garantir o isolamento térmico, durabilidade, possibilidade de ajustar a densidade do material de acordo com as especificidades da construção, trabalho rápido.
  • Desvantagens – a qualidade do poliuretano exige equipamentos de última tecnologia, pessoal altamente qualificado, melhoria insuficiente nos parâmetros de incêndio.

Isolamento de teto

O isolamento do teto não é diferente do isolamento do piso. A única diferença é que as bordas do piso são usadas para cobrir a casa em vez de madeira. O isolante escolhido é colocado entre as vigas do teto e rodeado por um fundo de vapor e um hidro isolante de cima. Depois a estrutura é coberta com tábuas e uma placa de gesso, esta será a base do segundo andar.

Isolamento de telhado

Isolamento de telhado

É aqui que não deve tentar poupar. O telhado serve proteger a casa em condições particularmente difíceis; é afetado por chuva, neve e mudanças de temperaturas, por isso quando escolher um material de isolamento, pense na qualidade em primeiro lugar e só depois no custo. 

Oferecemos opções de telhados com estanho, telhas ou cobertura betuminosa. O telhado escolhido não afeta o processo de isolamento, exceto com ligeiras diferenças no passo final de fixar a cobertura. 

Não há diferenças essenciais em como isolar um telhado inclinado – independentemente do clima isolamos o telhado em si ou o teto. A espessura mínima para o isolamento térmico do teto será o mesmo do que no caso de existir inclinação. Na estrutura o isolamento do teto direito, tal como no inclinado, será colocado entre as estruturas de madeira. 

Em resumo – colocamos todas as camadas necessárias e gretas de ar para que a lã de rocha possa respirar e não acumular humidade.

Artigos relacionados:

Role para cima

Formulário de consulta

Faça a sua pergunta

×

Agora estamos fora do horário comercial

Informações de Contato Digite seu número e escolha um horário conveniente para conversar.
Detalhes sobre o projeto Mais de 90% de nossos clientes realizam seus projetos com modificações ou sob medida. Deixe-nos saber a sua para que possamos construir uma casa que atenda às suas necessidades. É a nossa especialidade!
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

Enviar pedido

Detalhes sobre o projeto
Informações de Contato Com esses dados, poderemos responder com informações abrangentes sobre a avaliação. Não usaremos esses dados para nenhuma outra finalidade.
Consentimento do RGPD Este é um requisito da legislação da UE. Sem aceitação, não poderíamos contactá-lo de volta.
×

×